EDUARDO CLIMACHAUSKA – Esquerdo

Esquerdo: “Adj. 1. Que está do lado oposto ao direito, ou seja, à esquerda [q.v.] 2. Oblíquo, atravessado, torto, torcido.
3. Desajeitado, desastrado. 4. Desagradável, incômodo, constrangedor: Viu-se numa situação esquerda..."
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

A massa de objetos avança indolentemente pelo espaço e paira de modo pouco convidativo sobre o espectador – ao mesmo tempo em que engole-se, algo promiscuamente, no processo. Há, se não a promessa, ao menos a sugestão de um desastre iminente que paira sobre nossas cabeças – literalmente. A tensão advém da aparente [e efetiva] instabilidade estrutural emanada do insólito conjunto, mas o estranhamento parece avançar além daquilo que é filtrado pelos sentidos: em alguma medida atinge também algumas de nossas convicções mais básicas, como que investindo-se de uma vaga pulsão epistemológica – de resto não reivindicada.

O trabalho de Eduardo Climachauska lida com relações complementares – ou antagônicas – e esquemáticas como peso e leveza, conteúdo e continente, cheio e vazio. Os espelhos no interior das cristaleiras que pendem – ou são comprimidas – das paredes e do teto reafirmam a vocação ambígüa da proposta. Do mesmo modo, as hastes que sustentam o conjunto não parecem transmitir a confiança necessária para uma fruição “confortável”. Em todo caso, o que está em cena não é uma experiência de suave contemplação, mas uma situação imersiva e desestabilizadora, em que o espectador protagoniza um jogo de incertezas.

Este refinado embora austero campo de forças parece oferecer um comentário impertinente a uma idéia de mundo historicamente balizada pela razão. Dessa trama de forças e formas incertas emerge um esforço passível de ser interpretado como quixotesco se não fosse claramente respaldado por certo ceticismo salutar. Esquerdo instaura um momento de suspensão do aparato lógico-perceptivo, invertendo certezas e gerando ruído. Esquerdo na oblíqua. Uma sinuca de bico.

[originalmente publicado em catálogo do Centro Universitário Maria Antonia]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s