“Arte internacional brasileira”: mas com qual passaporte ?

por Guy Amado [para a DasArtes 6]

 

O controverso mote da curadoria de Adriano Pedrosa para o próximo Panorama de Arte Brasileira apóia-se na premissa de apresentar uma “arte brasileira feita por estrangeiros”, em suas palavras. Para além da provocação intrínseca à vocação original do evento, tradicionalmente focado na produção desenvolvida no país — e de resto já tensionada em edições anteriores, notadamente na proposta de Gerardo Mosquera em 2003 —, é reposta uma discussão em torno de identidade brasileira no âm bito da arte.

A questão, há tempos recorrente no debate crítico no país, subentende desdobramentos e atualizações: o que de fato significa uma “arte internacional brasileira” nos dias atuais? De que ponto de vista se está falando quando tal expressão é sacada? Do mercado, em termos superficiais e episódicos, ou de representatividade real em mostras e acervos de prestígio no exterior? Não seria esta noção no mais das vezes um construto que atende sobretudo a demandas estrangeiras — comerciais ou intelectuais/acadêmicas — por certa “brasilidade” esquemática, tristemente associada a clichês sensualistas e outros exotismos estereotipados for export*? Este curto espaço decerto não permite arriscar respostas, mas ao menos torcer para o próximo Panorama não se ater a corresponder a expectativas de mercado e tendências curatoriais “neo-etnográficas”, estas sim efetivamente inter nacionais.


* Leitura que aliás tende a ser problematicamente reforçada pela produção da dupla de artistas indicados para representar o país no pavilhão brasileiro na edição corrente da Bienal de Veneza, Delson Uchôa e Luiz Braga. A obra de ambos, o pintor e o fotógrafo, se pauta fortemente em elementos regionalistas que, sobretudo quando expostos juntos, colabora para a difusão de uma ideia estereotípica e superficial de um Brasil tropical e luxuriante .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s